Escola Criativa

Sustentabilidade

Nos dias atuais, muitas mensagens veiculadas na mídia, nas empresas, nos discursos sociais e políticos se referem à sustentabilidade, ao verde, ao meio ambiente. Mas, o que de fato significa ser sustentável? Como podemos trilhar esse caminho?

A Escola Criativa, a partir de seus colaboradores, da sociedade e de outras organizações, estabeleceu, em 2011, o compromisso de tornar-se uma escola antenada com o pensamento sustentável, objetivando ações pautadas nos valores da sustentabilidade que atingem desde os aspectos ligados as suas instalações físicas às ações pedagógicas que preenchem o dia a dia escolar.

Dessa forma, em seus 25 anos de atuação, a Escola Criativa se volta para o trabalho de cooperação, sensibilização e diálogo, educando de forma ainda mais abrangente e focada nas atuais necessidades do Planeta e dos seres que nele habitam. O caminho é longo, pois exige mudanças em todas as frentes de atuação da escola, contudo, o esforço tende a ser reconhecido diante dos benefícios que essa mudança trará para todos, em seus aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Ações da Escola

2010
No Musical Perfeito Louvor para Crianças de 2010, a Escola já iniciou algumas ações condizentes com o pensamento sustentável. Por exemplo, substituindo os ingressos de papel, que produzem lixo para o evento, por broches com a mensagem: "Ame a Natureza", que podem continuar sendo usados pelos pais em mochilas, roupas e outros acessórios, por muito mais tempo. Também, distribuiu mudas de árvores para serem cultivadas, neutralizando, assim, parte do CO2 gerado pelo evento. Ainda, estimulou o artesanato local, com exposição e venda de produtos da ASSOCIAPE, Associação de Artesãos de Pernambuco. Destaca-se, ainda, o uso de material reciclado e reaproveitado em todo o cenário, bem como, o uso de lonas recicláveis nos banners de divulgação, além das mensagens de preservação e amor à Natureza, cantadas em todas as músicas do espetáculo.

Junho de 2011
Na Semana do Meio Ambiente, a Escola confeccionou com seus alunos coletores para óleo de cozinha usado, a partir de garrafas PET. A finalidade desta ação é que pais e sociedade participem do processo de reciclagem desse resíduo pois, 1 só litro de óleo usado é capaz de contaminar até 25 mil litros de água potável (Fonte: Instituto AKATU). O óleo coletado pela Escola é destinado à fabricação do sabão em barra pela Industria ASA. A ASA destina toda a renda da venda desse produto ao IMIP, tornando uma ação ambiental eficiente também para a sociedade. A coleta está programada para iniciar no segundo semestre de 2011.

Dezembro de 2011 - Musical Perfeito Louvor para Crianças - "Sementes"
Neste ano, o musical neutralizou suas emissões nocivas ao meio ambiente através da compra de créditos de carbono como apoio a um projeto ambiental para reduzir a liberação de gás metano na atmosfera. O infográfico, abaixo, apresenta o processo:

Sustentabilidade Ingresso-botton para o Musical 2010 Sustentabilidade Semana do Meio Ambiente Sustentabilidade Semana do Meio Ambiente
Infografico Processo de neutralização de carbono

Nosso certificado:

Infografico Certificado para a Escola Criativa

Dentre outras ações, a escola também implementou um jardim vertical em sua entrada e uma horta orgânica, apresentando diariamente às crianças o processo de germinação e crescimento das hortaliças. Em comemoração ao tema do musical "Sementes", sementes de girassol foram distribuídas em quites (vaso, terra) para que a criança plante em casa, junto de sua família.

Jardim vertical Jardim vertical Vasos-presente com sementes de girassol

Copyright 2008 Escola CriativaTodos os direitos reservados.

Rua Conde de Irajá, 254/236Torre - Recife - PE

Fone/Fax:81. 3366.8300